Economizar energia é muito importante para o meio ambiente, mas às vezes é difícil de lembrar. Bem, e se isso virasse uma divertida brincadeira?
Você pode escolher cores e temas para personalizar os interruptores do seu quarto e ficar mais fácil de lembrar de apagar a luz. Use sua criatividade e, se precisar, peça a ajuda de um adulto.
Fonte: Pinterest
Você sabia que cada garrafa PET jogada no meio ambiente pode levar até 450 anos para se decompor? Por isso, fazer uma hortinha usando esse material é uma atitude verde, divertida e muito simples de fazer que também colabora na economia da família. Chame um adulto para te ajudar e bom trabalho!
Fonte: Artesanato e Reciclagem
http://www.artesanatoereciclagem.com.br/2429-horta-feita-com-garrafas-pet.html
Você já deve ter ouvido várias vezes para não desperdiçar comida, mas é realmente muito importante. Muitas outras crianças e jovens neste exato momento não tem absolutamente nada para comer e, por mais que não pareça, cada grão que desperdiçamos faria diferença para elas. Pegue sempre só o que for comer ou pegue pouco e, se sentir mais fome, repita. Melhor repetir do que desperdiçar.
Fonte: Redação Agência Arpejo
Um canudo é tão pequeno que pode parecer inofensivo, mas todos os anos são utilizadas toneladas de canudos que poluem o meio ambiente, especialmente os mares. A questão é que um canudo é perfeitamente substituível. Você pode tomar sua bebida direto no copo ou se realmente quiser ou precisar de um canudo use os de papel, que são biodegradáveis e até mais baratos.
Fonte: Ecycle
https://www.ecycle.com.br/6307-canudos-descartaveis-canudinho-de-plastico?lb=no
Quando chegar a volta às aulas se lembre que dentro da sua mochila e estojo ainda tem muito material escolar em perfeito estado que podem e devem continuar sendo usados. Separe o que ainda vai usar, doe o que não for usar e o que estiver realmente danificado, descarte. Não é feio reaproveitar. Muito pelo contrário! É uma atitude verde e econômica. Além disso, é possível se divertir customizando cadernos, estojos e mochilas antigas.
Fonte: greenMe
https://www.greenme.com.br/consumir/reutilizacao-e-reciclagem/4783-reciclar-reutilizar-material-escolar
Precisamos cuidar muito bem da água para que ela não acabe no planeta. Afinal, água é vida. Um banho de 5 minutos gasta em média 45L de água. Já um banho de 15 minutos gasta, em média, 135L de água. A economia é muito grande e não afeta em nada a sua higiene. Então, no próximo banho, pense com carinho no meio ambiente e tome um banho bem rapidinho.
Fonte: Saúde Ecologia
https://saudeecologica.wordpress.com/category/meio-ambiente/agua/
Muitas crianças têm o sonho de ter uma casinha para deixar a brincadeira mais divertida, mas você sabia que é possível fazer isso utilizando apenas uma caixa de papelão grande? Com um pouquinho de tinta você pode deixar a casinha com a sua cara e decorar como preferir. Peça a ajuda de um adulto e aproveite a brincadeira.
Que tal reaproveitar as garrafas pets de um jeito muito divertido? A dica de hoje é como fazer uma mochila de foguete. Basta utilizar duas garrafas pets, EVA ou pedaços de feltro para fazer o fogo e para fazer as alças basta utilizar a alça de alguma mochila velha ou mesmo barbantes de algodão. E aí, curtiu? Se for preciso, peça a ajuda de um adulto.
Fonte: artesanatobrasil.net
Se você não estiver usando um aparelho eletrônico, por que deixar ele ligado? Ao manter um aparelho desligado, além de diminuir a conta de energia, você também estará ajudando a cuidar do planeta. Por isso, antes de sair de casa, sempre verifique se todos os aparelhos estão desligados e fora da tomada.
Fonte: https://pt.wikihow.com/Ajudar-a-Cuidar-do-Nosso-Planeta
Reutilize o papel do dia a dia para economizar dinheiro, fazer artesanato e ainda ajudar o meio ambiente. Confira essas dicas:
1- Use os dois lados do papel: A maneira mais fácil de reaproveitar um papel é usando o verso dele para escrever, desenhar ou imprimir algo.
2- Faça um caderninho de rascunhos: Com algumas folhas cortadas ao meio e grampeadas, é possível criar um caderninho de rabiscos.
3- Compostagem. O papel se decompõem com o tempo, tornando-se um ótimo aditivo para a compostagem.
4- Origamis: O origami é a secular arte japonesa de dobrar papel, na internet existem diversos tutoriais de como fazer isso. Além de reaproveitar o papel usado, você irá aprender um novo hobby.
Fonte: https://pt.wikihow.com/
Que tal uma brincadeira divertida, que contribui com o meio ambiente?
Então, mãos à obra para um caça ao tesouro diferente!
Monte uma lista criativa com objetos disponíveis na natureza a serem procurados. Em seguida, pegue uma sacola - preferencialmente de papel - para cada criança que for participar da brincadeira.
Depois, é só começar a caçar os tesouros! Ganha aquele que encontrar mais itens da lista!
Um detalhe importante: coloque em sua lista materiais recicláveis como latinha de refrigerante, papel, entre outros. Pois, depois da brincadeira, você pode aproveitar para descartá-los corretamente!
Fonte: https://escolaeducacao.com.br/meio-ambiente/
Que tal começar desde cedo a cuidar do nosso planeta? Se animou com a ideia? Então veja só que legal:
Você pode incentivar a sua família a seguir com o conceito dos 3 "erres" na sua casa. O primeiro R é de reduzir. Aqui vamos usar a imaginação para reduzir a compra e o uso de produtos que podem agredir nosso planeta. O segundo R é de reutilizar. E basta dar uma segunda chance para os materiais que já foram usados, criando brinquedos e novas utilidades para todos eles. O último R vem de Reciclar! Isso mesmo! Você pode ajudar seus pais a separar os materiais para reciclagem a fim de que eles sejam entregues para a coleta seletiva.
Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/atitude/ensinando-preservacao-do-meio-ambiente-para-criancas/
Sabe aquele livro super legal que você já leu, se divertiu e embarcou em altas aventuras? Ele pode ser bem divertido também para outras crianças. Isso mesmo! Peça ajuda para os seus pais para saber como doá-lo, pois, dessa forma, além de contribuir com o meio ambiente, pois esse material será reaproveitado, você estará levando muita brincadeira e diversão para aqueles que mais precisam. Pense nisso =)
Fonte: https://labedu.org.br/9-dicas-para-ensinar-as-criancas-sobre-sustentabilidade/
Que tal uma brincadeira divertida, que contribui com o meio ambiente?
Então, mãos à obra para um caça ao tesouro diferente!
Monte uma lista criativa com objetos disponíveis na natureza a serem procurados. Em seguida, pegue uma sacola - preferencialmente de papel - para cada criança que for participar da brincadeira.
Depois, é só começar a caçar os tesouros! Ganha aquele que encontrar mais itens da lista!
Um detalhe importante: coloque em sua lista materiais recicláveis como latinha de refrigerante, papel, entre outros. Pois, depois da brincadeira, você pode aproveitar para descartá-los corretamente!
Fonte: https://escolaeducacao.com.br/meio-ambiente/
O Natal está se aproximando, e como a gente sabe, uma das partes mais divertidas desta época é poder montar as nossas árvores, enfeitar a nossa casa e esperar o Noel chegar com todos os presentes.
E nós temos uma dica para você tornar esta data ainda mais especial: montar árvores de natal com material reciclado. Assim, além de ajudar o planeta utilizando materiais que iriam ser descartados, você se diverte e fica com uma decoração de Natal única e personalizada.
Fonte: https://www.greenme.com.br/consumir/reutilizacao-e-reciclagem/7422-arvores-de-natal-material-reciclado
O verão é uma estação que combina com muita alegria e diversão! Mas, para aproveitar o melhor desse período, é preciso seguir alguns cuidados importantes antes de ir para a brincadeira em segurança!
O primeiro deles é deixar a sua mamãe e o seu papai passarem o protetor solar adequado, assim como o repelente para afastar os insetos. Além disso, vá para a piscina ou praia só depois de fazer a digestão. Por fim, beba bastante líquido, como água e suco!
Pronto! Depois disso, é só aproveitar os dias quentes para brincar bastante com os amigos e a família!
Fonte: http://curtindocomcriancas.blog.br/10-dicas-para-aproveitar-o-verao-com-as-criancas/