Cada personagem da Turminha Special Dog é especialista em uma área. Aqui, você encontra dicas sobre diversos assuntos.

Quantos músculos temos no corpo?

Nossos músculos ficam em camadas sobre os ossos. São 650 músculos em todo o corpo. O nome de cada um é dado de acordo com a posição, formato ou movimento. Graças aos músculos, podemos realizar atividades como correr, pular, abaixar, piscar, andar, mastigar, brincar e tudo o que precisa de algum movimento.

Fonte: Revista Recreio
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/quantos-musculos-existem-no-corpo-corpo-esqueleto-anatomia.phtml#.W-HlxxNKjJw

Por que a lua aparece de dia?

A lua é o satélite natural do Planeta Terra e não tem luz própria. Conforme ela gira em torno da Terra, fica iluminada pelo Sol, às vezes mais e às vezes menos. Esses níveis de iluminação pelo Sol são as fases da Lua. Em cada fase, a Lua nasce e se põe em horários diferentes, conforme a luz que recebe. Assim, é possível ver nosso satélite natural durante o dia nas fases crescente e minguante. As fases em que não vemos a Lua durante o dia são a nova e a cheia.

Fonte: Brasil Escola
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/por-que-vemos-lua-durante-dia.htmr/geografia/por-que-vemos-lua-durante-dia.htm

O gato sempre cai em pé?

Você já observou um gato caindo? Ele provavelmente deve ter caído em pé. Isso acontece porque este animal tem um senso de equilíbrio bastante apurado e é capaz de fazer movimentos rápidos e girar o corpo sobre as quatro patas durante a queda para ajustar sua aterrissagem. O segredo dos bichanos está em sua estrutura interna do ouvido que possui receptores responsáveis pelo equilíbrio impecável.

Fonte: Oi Educa
http://www.oieduca.com.br/artigos/voce-sabia/por-que-o-gato-cai-sempre-em-pe.html

Maior e menor mamífero.

O maior mamífero da terra é a histórica baleia-azul. Ela atinge o comprimento de 33 m e pode pesar até 130 toneladas. Seu habitat natural são os mares gelados da Antártida e o norte dos oceanos Atlântico e Pacífico. Já o título de menor mamífero do mundo é dividido entre o morcego chamado kitti e o roedor chamado musaranho-pigmeu.

Fonte: Diário de Pernambuco
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/diarinho/2013/08/21/interna_diarinho,457456/qual-o-maior-e-menor-mamifero-do-mundo.shtml

Personalize e economize!

Economizar energia é muito importante para o meio ambiente, mas às vezes é difícil de lembrar. Bem, e se isso virasse uma divertida brincadeira?
Você pode escolher cores e temas para personalizar os interruptores do seu quarto e ficar mais fácil de lembrar de apagar a luz. Use sua criatividade e, se precisar, peça a ajuda de um adulto.

Fonte: Pinterest

Hortinha com garrafas PET.

Você sabia que cada garrafa PET jogada no meio ambiente pode levar até 450 anos para se decompor? Por isso, fazer uma hortinha usando esse material é uma atitude verde, divertida e muito simples de fazer que também colabora na economia da família. Chame um adulto para te ajudar e bom trabalho!

Fonte: Artesanato e Reciclagem
http://www.artesanatoereciclagem.com.br/2429-horta-feita-com-garrafas-pet.html

Não desperdice comida.

Você já deve ter ouvido várias vezes para não desperdiçar comida, mas é realmente muito importante. Muitas outras crianças e jovens neste exato momento não tem absolutamente nada para comer e, por mais que não pareça, cada grão que desperdiçamos faria diferença para elas. Pegue sempre só o que for comer ou pegue pouco e, se sentir mais fome, repita. Melhor repetir do que desperdiçar.

Fonte: Redação Agência Arpejo

Canudinho de plástico é coisa do passado.

Um canudo é tão pequeno que pode parecer inofensivo, mas todos os anos são utilizadas toneladas de canudos que poluem o meio ambiente, especialmente os mares. A questão é que um canudo é perfeitamente substituível. Você pode tomar sua bebida direto no copo ou se realmente quiser ou precisar de um canudo use os de papel, que são biodegradáveis e até mais baratos.

Fonte: Ecycle
https://www.ecycle.com.br/6307-canudos-descartaveis-canudinho-de-plastico?lb=no

Reutilize materiais escolares.

Quando chegar a volta às aulas se lembre que dentro da sua mochila e estojo ainda tem muito material escolar em perfeito estado que podem e devem continuar sendo usados. Separe o que ainda vai usar, doe o que não for usar e o que estiver realmente danificado, descarte. Não é feio reaproveitar. Muito pelo contrário! É uma atitude verde e econômica. Além disso, é possível se divertir customizando cadernos, estojos e mochilas antigas.

Fonte: greenMe
https://www.greenme.com.br/consumir/reutilizacao-e-reciclagem/4783-reciclar-reutilizar-material-escolar

Banho rapidinho te deixa bem limpinho.

Precisamos cuidar muito bem da água para que ela não acabe no planeta. Afinal, água é vida. Um banho de 5 minutos gasta em média 45L de água. Já um banho de 15 minutos gasta, em média, 135L de água. A economia é muito grande e não afeta em nada a sua higiene. Então, no próximo banho, pense com carinho no meio ambiente e tome um banho bem rapidinho.

Fonte: Saúde Ecologia
https://saudeecologica.wordpress.com/category/meio-ambiente/agua/

Joãozinho e as laranjas.

A professora pergunta:
- Joãozinho, se nesta mão tenho 6 laranjas e nesta tenho 5, o que tenho no total?
Joãozinho responde sem pensar duas vezes:
- Mãos grandes, senhora professora!

Fonte: Clube Xalingo
http://www.xalingo.com.br/clubinho/piadas/quantas-tenho

Joãozinho e o alfabeto.

Professora: Joãozinho, qual é a última letra do alfabeto?
Joãozinho: Claro que é a letra “O”
Professora: Tem certeza? Não é a letra “Z” ?
Joãozinho: Não, professora. Se fosse assim, se pronunciaria “alfabetoz”

Fonte: Sou Mamãe
https://soumamae.com.br/melhores-piadas-para-criancas/

O que é, o que é?

É verde e não é planta, fala e não é gente
Resposta: papagaio.

Fonte: Educa Mais
http://educamais.com/adivinhas-com-respostas-8/

O Descobridor.

A professora pergunta para o Jorge:
- Onde fica a América? 
E o Jorge responde apontando no mapa. 
A professora então pergunta para o Pedrinho: 
- Quem descobriu a América? 
E Pedrinho responde: 
- Foi o Jorge, professora!

Fonte: Ikids
http://www.ikids.noradar.com/eu-crianca-online/piadas-infantis/

Fim da picada.

Quando é realmente o fim da picada?
Quando o mosquito vai embora.

Fonte: Piadas.com
https://www.piadas.com.br/piadas-para-criancas

Família

Antes de levar um animalzinho para casa, tenha certeza de que todos estão de acordo. Caso contrário, todo mundo vai sofrer, principalmente ele. Um novo amigo peludo deve levar só alegrias.

Fonte de todas as dicas: Quatro Patinhas
http://www.quatropatinhas.com.br/antesdeadotar.php

Alimentação

Um pet bem alimentado é um amigo feliz. Ofereça os alimentos certos, de acordo com a espécie e a idade do animal. Pets adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia, e os filhotes de quatro a seis vezes ao dia. Mantenha sempre água limpa e fresca à disposição.

Fonte de todas as dicas: Quatro Patinhas
http://www.quatropatinhas.com.br/antesdeadotar.php

Higiene

Providencie uma casinha confortável para seu animalzinho, protegida do sol, da chuva e do vento. Para evitar algumas doenças, recomenda-se ao menos um banho por mês. Exceto os gatos, que são naturalmente muito limpos e não precisam tomar banho frequentemente. Não se esqueça também de recolher as fezes de seu animal nas ruas, nas calçadas e nos parques. É uma atitude de cidadania e obrigatória por lei.

Fonte de todas as dicas: Quatro Patinhas
http://www.quatropatinhas.com.br/antesdeadotar.php

Cuidados Médicos

Seu pet também precisa ir ao médico. Ao desmamar, ele deve visitar o médico veterinário para receber as vacinas e tomar vermífugos. Os filhotes devem ser vacinados com 2, 3 e 4 meses de idade, e os adultos anualmente, com vacina contra a raiva e doenças próprias da espécie. E não se esqueça de sempre levá-lo para fazer exercícios e, ao notar diferenças de comportamento, como falta de fome ou qualquer situação estranha, consulte um médico veterinário.

Fonte de todas as dicas: Quatro Patinhas
http://www.quatropatinhas.com.br/antesdeadotar.php

Atividades Físicas

Durante o passeio, utilize sempre coleira e guia. É segurança para o animal e para as pessoas. Se o animal for bravo, utilize também a focinheira e evite agressões.

Fonte de todas as dicas: Quatro Patinhas
http://www.quatropatinhas.com.br/antesdeadotar.php

Castração

O animal castrado vive melhor e fica mais dócil. Todo proprietário pode levar seu animal para castração, seja ele macho ou fêmea, de raça ou não. Assim, você contribui para diminuir a superpopulação de animais na cidade.

Fonte de todas as dicas: Quatro Patinhas
http://www.quatropatinhas.com.br/antesdeadotar.php

Jogo da velha

Com tinta e criatividade, você pode transformar simples pedras em uma excelente brincadeira! É simples, rápido e divertido.

Origami de gatinho.

Materiais:
- Papel, pode ser usada revista velha etc.
- Canetinha preta.
Instruções:
1 – Caso o papel não seja quadrado, recorte-o para que fique nesse formato.
2 – Dobre o papel ao meio como mostra a figura.
3 – Faça uma marcação dobrando novamente ao meio, formando dois triângulos.
4 – Faça as orelhas trazendo as pontas para cima.
5 – Dobre a ponta central para baixo.
6 – Vire o origami e desenhe olhos, focinho e bigodes com a canetinha.

Faça uma árvore genealógica

Rever as origens é ótimo para reviver sua história. Faça uma árvore genealógica com nomes, fotos, figuras, desenhos e não esqueça de contar histórias e pedir ajuda dos mais velhos na família.

Descubra a cozinha.

Essa brincadeira só pode ser realizada com a presença e permissão dos seus pais! Já pensou em fazer seu bolo predileto, um sanduíche, uma salada ou até uma pizza? Aprender a cozinhar, além de muito gostoso, pode ser uma boa brincadeira para aproveitar a companhia dos seus pais. Escolha o cardápio, chame a famílias e mãos à massa.

Separe um tempo para a leitura.

É sempre muito importante separar um tempinho para ler. Essa atividade não é só coisa de escola. Ler pode ser muito divertido e ótimo para passar o tempo. Escolha histórias que prendam a sua atenção e se divirta enquanto imagina cada personagem e situação.

Brinquedos de papelão.

Essa brincadeira não tem fim! Você pode fazer um trem, uma casa, uma TV e tudo o que imaginar usando caixas velhas de papelão. Não é preciso muito para se divertir. É só ter criatividade e disposição. Escolha seu projeto, pegue o papelão, a tesoura sem ponta, um pouco de cola e se prepare para a diversão!

Qual é o bicho mais veloz de todos?

A barata. Isso mesmo! Por incrível que pareça a barata não é somente o inseto mais rápido, mas é também proporcionalmente mais veloz que todos os animais. Cientistas descobriram que ela pode correr um metro por segundo, o que equivale a um homem correndo a 150 quilômetros por hora. Além disso, uma barata é capaz de desviar o rumo, em plena corrida, 25 vezes por segundo. Por isso, não fique triste se perder feio em uma corrida para uma barata.

Fonte: Revista Super Interessante
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-o-inseto-mais-veloz/

A prova.

As crianças saem da classe depois de uma prova difícil e falam entre elas:
- Como você foi na prova?
- Deixei em branco.
- E vocês dois?
- A gente também.
- Meu Deus! O professor vai pensar que a gente copiou!

Fonte: Sou Mamãe
https://soumamae.com.br/melhores-piadas-para-criancas/

Cachorro tem umbigo?

Sim, mas é um pouco diferente do nosso. O umbigo deles dos cães é uma cicatriz bem discreta na barriga, por baixo dos pelos. Outros mamíferos, aves e répteis também possuem essa marquinha de nascença, assim como nós.

Fonte: Revista Recreio
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/cachorro-tem-umbigo.phtml#.W-Hk2xNKjJw

Casinha de papelão

Muitas crianças têm o sonho de ter uma casinha para deixar a brincadeira mais divertida, mas você sabia que é possível fazer isso utilizando apenas uma caixa de papelão grande? Com um pouquinho de tinta você pode deixar a casinha com a sua cara e decorar como preferir. Peça a ajuda de um adulto e aproveite a brincadeira.

Mochila de Foguete

Que tal reaproveitar as garrafas pets de um jeito muito divertido? A dica de hoje é como fazer uma mochila de foguete. Basta utilizar duas garrafas pets, EVA ou pedaços de feltro para fazer o fogo e para fazer as alças basta utilizar a alça de alguma mochila velha ou mesmo barbantes de algodão. E aí, curtiu? Se for preciso, peça a ajuda de um adulto.

Fonte: artesanatobrasil.net

Por que os gatos dormem tanto?

Alguns gatos dormem em média 15 horas por dia, e outros podem dormir até 20 horas. Porém, eles não dormem durante várias horas seguidas. Eles tiram pequenos cochilos durante o dia. Isso acontece porque apesar de terem sido domesticados, eles ainda mantém alguns hábitos da vida selvagem. Os cochilos auxiliam na economia e na reposição de energia.

Fonte: Época Globo

Por que os gatos ronronam?

O ronronar é um processo normal do corpo dos felinos, usado para expressar sentimentos. Assim como o miado, o ronronar é uma forma que os felinos usam para expressar seus sentimentos. Geralmente o gato ronrona quando expressa sensações de tranqüilidade, prazer e satisfação. Porém, também pode emitir o som, pela vibração das cordas vocais, quando está com raiva, dor ou fome.

Fonte: Terra.

Joãozinho e os mosquitos

Joãozinho chamou o pai no meio da noite e disse:
- Pai, tem muitos mosquitos no meu quarto!
- Apague a luz que eles vão embora, filhote! — diz o pai, carinhosamente.
Logo depois apareceu um vaga-lume. O menino chamou o pai outra vez:
- Pai, socorro! Agora eles estão vindo com lanternas.

Fonte: http://www.piadas.com.br/

Joãozinho e o táxi.

Joãozinho chamou o táxi e perguntou:
- Moço, quanto o senhor cobra para me levar para o aeroporto??
E o taxista respondeu:
- R$ 25,00.
- E as malas?
- As malas eu não cobro nada.
- Então leve as malas que eu vou a pé.
Fonte: http://www.piadas.com.br/

Por que o nariz do cachorro é gelado?

O focinho gelado do cão, segundo os especialistas, é sinal de saúde. E o que mantém o focinho do cachorro sempre frio e molhado é o fato de que esses animais regulam a sua temperatura corporal, ou seja, o grau ou perda de calor do corpo, por meio da respiração. Se ele estiver quente, é bom ter cuidado, pois animal pode estar com febre ou alguma doença. Aja depressa, levando-o ao veterinário.
Fonte: http://chc.org.br/

7 nomes de cachorros mais comuns no Brasil

A Radar Pet fez uma pesquisa para o SINDAN (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), os nomes preferidos pelos brasileiros são:
1. Mel
2. Nina
3. Billy
4. Bob
5. Susi
6. Princesa
7. Rex

Fonte: tudosobrecachorros.com.br

Cabo de guerra.

Cabo de guerra. Para brincar você só vai precisar de uma corda. Divida o grupo em dois times iguais, cada um segurando em uma ponta. Marque dois minutos e quem não soltar a corda ou puxá-la mais para si neste meio tempo, ganha o jogo.

Fonte: www.omo.com/br

Grande Teia

Cordas e árvores é o que você precisa para fazer uma grande teia. O desafio está lançado, será que você vai conseguir passar por ela?
Fonte: Sou Mãe

Como economizar energia

Se você não estiver usando um aparelho eletrônico, por que deixar ele ligado? Ao manter um aparelho desligado, além de diminuir a conta de energia, você também estará ajudando a cuidar do planeta. Por isso, antes de sair de casa, sempre verifique se todos os aparelhos estão desligados e fora da tomada.
Fonte: https://pt.wikihow.com/Ajudar-a-Cuidar-do-Nosso-Planeta

Pode cortar o bigode do gato?

Não é raro que algumas pessoas “aparem o excesso” dos bigodinhos, mas isso não deve ser feito sob hipótese alguma. O bigode dos gatos funciona como uma espécie de “sensor”. Basicamente, os bigodes dos gatos lhes dizem, por exemplo, se eles cabem em um vão, numa caixa, se conseguem passar por uma grade ou outro local mais estreito. Repare que os pelos táteis também são vistos em cima dos olhos. É comum que os gatinhos percam alguns bigodes de vez em quando. Como são pelos, é natural que caiam e sejam substituídos, mas esse processo nunca deve ser forçado.
Fonte: https://www.petlove.com.br/dicas/pode-cortar-o-bigode-do-gato

O que é o que é?

O que é, o que é? Tem cauda, mas não é cão; não tem asas, mas sabe voar. Se a largam, não sobe, e sai ao vento a brincar. Resposta: a pipa.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/adivinhas/

Gripe de gato: o que é e como identificar essa doença.

A doença é causada pelo herpesvírus e se propagada pelo contato entre um animal saudável e um infectado. A gripe só pode ser transmitida de gato para gato. Humanos, cachorros e outros animais não podem ser infectados. Os primeiros sintomas apresentados são bem parecidos com uma gripe humana: febre, espirros, nariz com secreção. Diagnosticada por meio de exames laboratoriais, a doença precisa ser acompanhada por um veterinário. Não tente medicar o seu gato sozinho e nem espere que a gripe de gato tenha uma melhora natural como acontece com humanos. É importante lembrar que essa doença pode ser prevenida por meio da vacina polivalente tríplice ou quádrupla. Não vacine seu gato depois de doente! Apenas gatos saudáveis devem ser vacinados.
Fonte: https://www.petlove.com.br/dicas/gripe-de-gato-o-que-e-e-como-identificar-essa-doenca

Passa Prenda

Os participantes formam uma roda e, conforme a contagem regressiva, vão passando a prenda (que deverá estar escrita em um pedaço de papel). O mestre começa a fazer a contagem e todos ajudam "10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1". O participante que estiver com a prenda no 1, deverá pagar o mico que está escrito, mas não será eliminado. Novas prendas são colocadas na roda até a brincadeira se desgastar.
Fonte: http://www.portaldafamilia.org/sclazer/jogos/brincadeirasarlivre2.shtml

Eu preciso comer frutas, verduras e legumes??

Cerca de 90% das crianças não cumprem as recomendações diárias de consumo de vegetais nos Estados Unidos. Isso vai contra as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). O órgão estabelece que é necessário ingerir pelo menos 400 gramas todos os dias. A melhor maneira para aprender a gostar da alimentação saudável é tendo contato com ela todos os dias desde os 6 meses de idade. Frutas, legumes e verduras são importantes para as crianças, pois garantem um organismo forte e crescimento saudável, fortalecendo o sistema imunológico, suporte no desenvolvimento, crescimento e redução do risco de obesidade infantil.
Fonte: https://revistacrescer.globo.com/
https://www.queroviverbem.com.br

O que é o que é?

O que é, o que é? Tem cabeça e tem dente, não é bicho e nem é gente. Resposta: o alho.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/

O que você precisa saber antes de adotar um cachorro

Adotar um pet é uma experiência única, mas é preciso se perguntar se realmente você terá condições de manter o animalzinho como parte da família. Por isso, sempre faça essas perguntas para você mesmo antes de adotar:
Estou disposto a cuidar do meu pet por anos a fio ou será que estou passando por um momento de carência e depois vou “relaxar” no cuidados com ele?
Tenho condições de arcar com os gastos da vida canina?
Estou preparado para ter a dinâmica da casa alterada?
E quando eu viajar?
Meu perfil é de uma pessoa preguiçosa ou mais cheia de energia?
Fonte: http://portalmelhoresamigos.com.br/

Como fazer massinha de modelar em casa?

Todo mundo adora uma boa brincadeira. E a dica de hoje pode ser feita por você com a ajuda de um adulto. Você vai precisar de:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de sal
1½ xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol, ou outro comestível)
corante comestível de cores variadas
Modo de preparo:
Misture os ingredientes em sequência e, por último, coloque o corante da cor que preferir. Modele a massinha junto, crie formas, toque e esparrame livremente.
Fonte: http://leiturinha.com.br/

4 formas de reutilizar o papel

Reutilize o papel do dia a dia para economizar dinheiro, fazer artesanato e ainda ajudar o meio ambiente. Confira essas dicas:
1- Use os dois lados do papel: A maneira mais fácil de reaproveitar um papel é usando o verso dele para escrever, desenhar ou imprimir algo.
2- Faça um caderninho de rascunhos: Com algumas folhas cortadas ao meio e grampeadas, é possível criar um caderninho de rabiscos.
3- Compostagem. O papel se decompõem com o tempo, tornando-se um ótimo aditivo para a compostagem.
4- Origamis: O origami é a secular arte japonesa de dobrar papel, na internet existem diversos tutoriais de como fazer isso. Além de reaproveitar o papel usado, você irá aprender um novo hobby.
Fonte: https://pt.wikihow.com/

Canguru: um animal que vive crescendo

Já imaginou um animal que, mesmo ao atingir a fase adulta, nunca para de crescer? Sim, é possível! E o canguru é um exemplo disso! Ele pode chegar até cerca de 1,40 metros e pesa aproximadamente 80 quilos. Agora, já parou para pensar se nós, humanos, nunca parássemos de crescer? Ainda bem que com a gente isso não acontece!

Fonte: https://www.xalingo.com.br/clubinho/curiosidades/voce-sabia-que----1 e https://www.todabiologia.com/zoologia/canguru.htm

Somando as frutas

A mãe pergunta para seu filho:
"Filho, se eu tenho cinco moedas e te dou três, com quantas eu fico?"
O filho responde:
"Não sei..."
A Mãe questiona:
"Como não sabe, você já aprendeu a fazer contas na escola, não é mesmo?
E explica o Garoto:
"É que lá na escola só fazemos contas com maçãs e laranjas..."

Fonte: https://www.sitededicas.com.br/piadas-infantis-piadas-diversas.htm

Uma brincadeira amiga do planeta

Que tal uma brincadeira divertida, que contribui com o meio ambiente?
Então, mãos à obra para um caça ao tesouro diferente!
Monte uma lista criativa com objetos disponíveis na natureza a serem procurados. Em seguida, pegue uma sacola - preferencialmente de papel - para cada criança que for participar da brincadeira.
Depois, é só começar a caçar os tesouros! Ganha aquele que encontrar mais itens da lista!
Um detalhe importante: coloque em sua lista materiais recicláveis como latinha de refrigerante, papel, entre outros. Pois, depois da brincadeira, você pode aproveitar para descartá-los corretamente!

Fonte: https://escolaeducacao.com.br/meio-ambiente/

Cuidados importantes na hora de passear com seu amigão

Você sabia que, na hora do passeio com seu cachorrinho, é preciso se atentar com a preservação dos lugares públicos? Mas, o que isso quer dizer?

Ajude seus pais a cuidar do seu amigão para que ele não chegue perto de outras pessoas e leve uma sacolinha para recolher as fezes dele caso ele aproveite o passeio para fazer suas necessidades.

Respeitar os lugares públicos e o meio ambiente é o papel de todos nós!

Fonte: http://www.blogdocachorro.com.br/como-envolver-criancas-nos-cuidados-com-o-cachorro/

Ler é a maior das aventuras

Já pensou como seria encarar altas aventuras, vencer vilões e desbravar a natureza, tudo isso estando no seu lugar preferido? Sim, isso é realmente possível e vamos te contar como: com a leitura! Existem diferentes tipos de livros, como os de aventura, comédia, terror e muito mais, e todos eles nos fazem um bem danado, trazendo grandes frutos para o nosso futuro. Que tal escolher um novo livro para começar a ler agora mesmo?
Fonte: https://leiturinha.com.br/blog/qual-importancia-da-leitura-na-educacao-infantil/

Joãozinho e os mosquitos

Certa vez o Joãozinho tentava dormir, mas não conseguia, então chamou seu pai:

– Pai, eu estou tentando dormir, mas estes mosquitos não deixam.
O pai respondeu, com muita paciência:
– Desligue a luz meu filho, logo eles vão embora.
E assim o menino fez, mas pouco tempo depois veio um vagalume, então o menino disparou:
– Poxa pai, não funcionou, agora eles estão vindo com lanternas.

Fonte: https://portalvideokids.com.br/piadas-infantis/

Diversão garantida para o Dia das Crianças!

Outubro é o mês das crianças, e nada melhor do que estar com nossos amigos para comemorar essa data mais que especial. Que tal uma brincadeira bem legal para você se divertir com seus amigos durante esse mês? Vamos lá!
Reúna três amigos ou mais e separe pedaços de papel e caneta. Escrevam nomes de filmes, atores e ações e, em seguida, sorteie os papéis entre os participantes. Um dos participantes deve fazer com que os demais descubram que papel que ele tirou por meio de desenhos ou mímicas, sem emitir sons. Depois, é a vez do próximo amiguinho desafiar os seus colegas a adivinhar. Gostou, agora é só seguir as dicas e se divertir!
Fonte: https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/15-dicas-de-brincadeiras-e-atividades-para-o-dia-das-criancas/

Travessuras ou gostosuras?

Travessuras ou gostosuras? Já ouviu falar dessa pergunta? Ela é a marca principal do tradicional Dia das Bruxas comemorado em países como Estados Unidos, Canadá e Irlanda. O Halloween, que acontece em 31 de outubro, é um momento muito esperado pelos nossos amiguinhos, pois as famílias desses lugares se preparam com muitos doces e guloseimas, e quando as crianças passam de casa em casa durante a festa, elas são recebidas com esses mimos deliciosos. Aqui em nosso país essa tradição já está se tornando popular. Então, que tal aproveitar o último dia deste mês para pedir doces e gostosuras para seus vizinhos!?

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/datas-comemorativas/halloween-1.htm

Você pode ajudar a salvar nosso planeta!

Que tal começar desde cedo a cuidar do nosso planeta? Se animou com a ideia? Então veja só que legal:
Você pode incentivar a sua família a seguir com o conceito dos 3 "erres" na sua casa. O primeiro R é de reduzir. Aqui vamos usar a imaginação para reduzir a compra e o uso de produtos que podem agredir nosso planeta. O segundo R é de reutilizar. E basta dar uma segunda chance para os materiais que já foram usados, criando brinquedos e novas utilidades para todos eles. O último R vem de Reciclar! Isso mesmo! Você pode ajudar seus pais a separar os materiais para reciclagem a fim de que eles sejam entregues para a coleta seletiva.

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/atitude/ensinando-preservacao-do-meio-ambiente-para-criancas/

Você sabia que existem cidades que quase não veem o sol?

Londres, no Reino Unido, é um exemplo delas. Na maior parte do tempo, os dias são cinzas e chuvosos, e as pessoas contam somente com 68 dias de sol por ano! Juneau, nos Estados Unidos, tem ainda menos tempo iluminada: somente 67 dias. E você, já parou para pensar o que faria para se divertir com tantos dias sem sol?
Fonte: https://incrivel.club/admiracao-curiosidades/12-ciudades-del-mundo-en-las-que-casi-nunca-luce-el-sol-358910/

Gatinho poliglota

- Um gato caminhava por um telhado miando: miau, miau!
Até que outro gato se aproximou, repetindo: au, au!
Então o primeiro gato lhe perguntou:
- Por que você late se você é um gato?
E o outro lhe respondeu:
- Ué, eu não posso aprender outros idiomas?
Fonte: https://br.guiainfantil.com/piadas-infantis/142-piadas-de-animais-para-criancas.html

Já pensou em como doar aventura e diversão? Sim, isso é possível!

Sabe aquele livro super legal que você já leu, se divertiu e embarcou em altas aventuras? Ele pode ser bem divertido também para outras crianças. Isso mesmo! Peça ajuda para os seus pais para saber como doá-lo, pois, dessa forma, além de contribuir com o meio ambiente, pois esse material será reaproveitado, você estará levando muita brincadeira e diversão para aqueles que mais precisam. Pense nisso =)
Fonte: https://labedu.org.br/9-dicas-para-ensinar-as-criancas-sobre-sustentabilidade/

07 erros ao vivo e a cores!

Veja como é simples! Escolha um cômodo da sua casa que tenha bastante detalhes, como por exemplo: a estante da sala ou o quarto de brinquedos. Peça que os participantes observem muito bem esse local e, em seguida, solicite que eles saiam por uns instantes do cômodo. Nesse momento, você deve mudar rapidinho 7 objetos de lugar. Quando os participantes voltarem, eles terão o desafio de acertar onde estava cada item! Convide sua família e amigos para brincar com você!

Fonte: https://lunetas.com.br/25-brincadeiras-para-fazer-em-familia/

Vacinar o seu animalzinho é um ato de amor e carinho

Já parou para pensar que, ao vacinar seu cachorro ou gato, você estará demonstrando um ato de muito amor e carinho? É isso mesmo! Não se preocupe com a dor da picadinha, pois o importante mesmo é protegê-los de doenças infecciosas causadas, por exemplo, por vírus ou bactérias.
Fonte: http://www.revistaveterinaria.com.br/importancia-da-vacinacao-dos-animais-domesticos-caes-e-gatos/

Canguru: um animal que vive crescendo

Já imaginou um animal que, mesmo ao atingir a fase adulta, nunca para de crescer? Sim, é possível! E o canguru é um exemplo disso! Ele pode chegar até cerca de 1,40 metros e pesa aproximadamente 80 quilos. Agora, já parou para pensar se nós, humanos, nunca parássemos de crescer? Ainda bem que com a gente isso não acontece!
Fonte: https://www.xalingo.com.br/clubinho/curiosidades/voce-sabia-que----1 e https://www.todabiologia.com/zoologia/canguru.htm

Somando as frutas

A mãe pergunta para seu filho:
"Filho, se eu tenho cinco moedas e te dou três, com quantas eu fico?"
O filho responde:
"Não sei..."
A Mãe questiona:
"Como não sabe, você já aprendeu a fazer contas na escola, não é mesmo?
E explica o Garoto:
"É que lá na escola só fazemos contas com maçãs e laranjas..."
Fonte: https://www.sitededicas.com.br/piadas-infantis-piadas-diversas.htm

Uma brincadeira amiga do planeta

Que tal uma brincadeira divertida, que contribui com o meio ambiente?
Então, mãos à obra para um caça ao tesouro diferente!

Monte uma lista criativa com objetos disponíveis na natureza a serem procurados. Em seguida, pegue uma sacola - preferencialmente de papel - para cada criança que for participar da brincadeira.

Depois, é só começar a caçar os tesouros! Ganha aquele que encontrar mais itens da lista!
Um detalhe importante: coloque em sua lista materiais recicláveis como latinha de refrigerante, papel, entre outros. Pois, depois da brincadeira, você pode aproveitar para descartá-los corretamente!

Fonte: https://escolaeducacao.com.br/meio-ambiente/

Cuidados importantes na hora de passear com seu amigão

Você sabia que, na hora do passeio com seu cachorrinho, é preciso se atentar com a preservação dos lugares públicos? Mas, o que isso quer dizer?

Ajude seus pais a cuidar do seu amigão para que ele não chegue perto de outras pessoas e leve uma sacolinha para recolher as fezes dele caso ele aproveite o passeio para fazer suas necessidades.

Respeitar os lugares públicos e o meio ambiente é o papel de todos nós!

Fonte: http://www.blogdocachorro.com.br/como-envolver-criancas-nos-cuidados-com-o-cachorro/

O papagaio especial

Um cliente entrou na loja de animais e pediu ao dono que lhe trouxesse um papagaio
especial, então o dono trouxe um, dizendo:
– Este papagaio é muito especial, se você levantar sua perna esquerda ele fala inglês, já se
levantar a direita ele fala espanhol.
Então o cliente perguntou:
– E se eu levantar as duas pernas?
O papagaio disse:
– Aí eu caio!
Fonte: https://portalvideokids.com.br/piadas-infantis/

Você conhece o bicho-preguiça?

O bicho-preguiça é um mamífero que apresenta longas garras, que o auxiliam na escalada
de árvores. Além das longas garras, outra característica da preguiça é o seu movimento
lento, que dá sentido ao seu nome.
Eles se alimentam principalmente de folhas e têm um baixo metabolismo. Os filhotes
comem folhas desde a primeira semana de vida, apesar da amamentação ser a principal
refeição durante as quatro primeiras semanas.
Fonte: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/bicho-preguica.htm

Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra Você sabia que no dia 20 de novembro se comemora o Dia da Consciência Negra no Brasil?
A data é uma homenagem pela história da comunidade negra no Brasil e é comemorada no dia 20 de novembro porque foi nesse dia que morreu Zumbi dos Palmares, líder e símbolo de resistência e força contra a escravidão no país. A data foi estabelecida pela Lei nº 12.519/2011.
https://escolakids.uol.com.br/datas-comemorativas/20-de-novembro-dia-da-consciencia-negra.htm

Árvore de Natal

O Natal está se aproximando, e como a gente sabe, uma das partes mais divertidas desta época é poder montar as nossas árvores, enfeitar a nossa casa e esperar o Noel chegar com todos os presentes.
E nós temos uma dica para você tornar esta data ainda mais especial: montar árvores de natal com material reciclado. Assim, além de ajudar o planeta utilizando materiais que iriam ser descartados, você se diverte e fica com uma decoração de Natal única e personalizada.
Fonte: https://www.greenme.com.br/consumir/reutilizacao-e-reciclagem/7422-arvores-de-natal-material-reciclado